domingo, 4 de janeiro de 2009

Vuyazi, a princesa insubmissa.


"Para uma amiga, que como eu, em 2009 encontrará a felicidade (cor do Sol que estará regendo o próximo ano)

Era uma vez uma princesa. Nasceu da nobreza, mas tinha o coração de pobreza. Às mulheres sempre se impôs a obrigação de obedecer aos homens. E a natureza. Esta princesa desobedecia ao pai e ao marido e só fazia o que queria. Quando o marido repreendia, ela respondia. Quando lhe espancava, retribuía. Quando cozinhava galinha, comia moelas e comia coxas, servia ao marido o que lhe apetecia. Quando a primeira filha fez um ano, o marido disse: vamos desmamar a menina, e fazer outro filho. Ela disse que não. Queria que a filha mamasse dois anos como os rapazes, para que crescesse forte como ela. Recusava-se a servi-lo de joelhos e a aparar-lhe os pentelhos. O marido, cansado da insubmissão, apelou à justiça do rei, pai dela. O rei, magoado, ordenou ao dragão para lhe dar um castigo. Num dia de trovão, o dragão levou-a para o céu e a estampou na lua, para dar um exemplo de castigo para o mundo inteiro. Quando a lua cresce e incha, há uma mulher que se vê no meio da lua, de trouxa a cabeça e bebê nas costas. E Vuyazi, a princesa insubmissa estampada na lua. E a Vuyazi, estátua de sal, petrificada no alto dos céus, num inferno de gelo. E por isso que as mulheres do mundo inteiro, uma vez por mês, apodrecem o corpo em chagas e ficam impuras, choram lágrimas de sangue, castigadas pela insubmissão de Vuyazi.

(Lenda africana)


4 comentários:

Flora Veiga disse...

Você é uma "Vuyazona"!
É fera, é bicho, é anjo e é mulher!!! rs...
beijomeligasorrisoteamo!!!

Unknown disse...

Oi, amiga
Nao pensei que fosse parar no seu blog. E,nao mencionei a fonte. e de PAULINA CHIZIANE - Niketche.
Espero fazer muitas caminhadas atraves dos estudos com voce. Estou aprendendo muita coisa e com esta pessoa incrivel que se chama DENISE. Papai do Ceu te olha todos dias.

Unknown disse...

Esta lindo demais seu blog.

Anna disse...

é um final tão triste... mas o mais interessante é que talvez os homens - e muitas mulheres com certeza - achem que a menstruação é ruim como um castigo. aprendi que não é; tem coisa mais linda que poder guardar uma vida dentro do nosso próprio corpo? ver ela crescendo... claro, tem a dor, mas a felicidade supera tudo isso. tenho orgulho de ser mulher, tenho orgulho de minhas menstruações =)