quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Campanha “Mulheres donas da própria vida” é lançada no Fórum Social Mundial
23/01/2009 - 17:53

Atividade proposta pela CNBB, insere discussão sobre enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta. Debate acontece no dia 30 de janeiro, às 15h30, na Tenda Doroty Stang, na Universidade Federal Rural da Amazônia

Mostrar que as mulheres são donas das suas vidas e que viver com respeito e dignidade e sem violência é um direito de toda mulher brasileira. Esse é o objetivo da campanha "Mulheres, donas da própria vida - Viver sem violência, direito das mulheres do campo e da floresta", dirigida a trabalhadoras rurais, quebradeiras de coco, negras rurais e quilombolas, mulheres da Amazônia, seringueiras e camponesas, que terá lançamento especial no Fórum Social Mundial 2009, em Belém.

A atividade, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece no dia 30 de janeiro, às 15h30, na Tenda Doroty Stang, na Universidade Federal Rural da Amazônia. O mote da campanha fomenta debate sobre a rede necessária para enfrentamento da violência contra as mulheres do campo e da floresta. Participam da atividade, a ministra Nilcéa Freire e a subsecretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). São aguardadas 300 pessoas, entre elas representantes das coordenações nacionais e regionais das pastorais sociais da CNBB.

A campanha "Mulheres, donas da própria vida - Viver sem violência, direito das mulheres do campo e da floresta" tem como peças de divulgação: filme institucional, spot de rádio e folheteria. Até meados deste mês, o spot de rádio foi veiculado pela segunda vez em 803 emissoras, somando 2.769 inserções - a primeira veiculação ocorreu no final de dezembro de 2008. O plano de mídia também assegurou a publicação de anúncios de página inteira em 26 revistas de comportamento, bordo (aéreo e rodoviário) e femininas.

Voltada à mudança cultural, a campanha de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta prevê como estratégias de abordagem: oficinas culturais, atividades nas escolas, programas de rádios e radionovelas, entre outras ações educativas. Essas ações pretendem estabelecer uma rede de solidariedade pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha atende a uma reivindicação da Marcha das Margaridas e é assinada pela SPM, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta.

Fórum Social Mundial 2009
Lançamento da campanha "Mulheres, donas da própria vida - Viver sem violência, direito das mulheres do campo e da floresta"
Data: 30 de janeiro de 2009 (sexta-feira)
Horário: 15h30
Local: Tenda Doroty Stang (Tenda da CNBB) - Universidade Federal Rural da Amazônia - Belém

Nenhum comentário: